Gatos Idosos – geriátricos – Perguntas e Respostas
1 Agosto, 2018
As 8 Emergências – O que são e como Evitar?
1 Agosto, 2018
  • Uma grande parte dos animais de companhia irá, em alguma fase da sua vida, ser submetido a uma intervenção cirúrgica, por exemplo, para esterilização ou castração, ou para tratamento de uma qualquer doença.

    Nos dias de hoje, a maior parte das cirurgias em cães e gatos são bastante seguras, mas o sucesso do tratamento e a recuperação dependem também da qualidade dos cuidados prestados pelos donos antes e após a cirurgia.

    Cuidados a ter antes da cirurgia

    Se a cirurgia não for uma emergência pode ser bastante útil tirar uns dias de folga para que possamos tomar conta do nosso animal durante o período de recuperação.

    O risco de quaisquer complicações durante e após a cirurgia tem reduzido bastante devido à utilização de técnicas cirúrgicas inovadoras e à segurança das anestesias praticadas.

    É muito importante que o animal tenha as vacinas em dia antes da cirurgia, uma vez que o stress pós-cirúrgico pode reduzir a resistência do sistema imunitário para as doenças infecciosas.

    Para reduzir o risco de vómito quando o animal está sob anestesia geral, deve ser retirado o alimento cerca de 12 horas antes da intervenção cirúrgica.

    No entanto o animal deve ter sempre água à disposição até ao dia da cirurgia.

    Como é a preparação para a cirurgia?

    A Clínica Veterinária de Vilamoura realiza as cirurgias de rotina durante o período de fim da manhã ou ao início da tarde.

    O animal deve ser entregue de manhã e é muito importante que chegue à hora marcada, para que haja tempo para os procedimentos pré-anestésicos.

    Num dos membros anteriores será rapado uma pequena àrea de pêlo, de modo a colocar um cateter na veia, para que lhe seja administrado soro e medicações endovenosas.

    Quando entregar o seu animal ser-lhe-á pedido que assine um documento, atestando que tem conhecimento e concorda com a cirurgia e anestesia a realizar.

    Quando é que o meu animal pode ter alta?

    Quando o seu animal for admitido para cirurgia, ser-lhe-á pedido que confirme o seu contacto e será informado a que horas poderá ligar para ter informações acerca do seu animal.

    Após cirurgias de rotina, a maioria dos animais poderá ter alta algumas horas após despertar da anestesia. Alguns animais poderão demorar mais a recuperar e só poderão regressar a casa quando estiverem totalmente conscientes.

    O veterinário ou a enfermeira irão informá-lo quando é que o animal poderá comer e beber de novo, quais as medicações a administrar e quando, e se será ou não necessário voltar para tirar pontos.

    Como vou tratar do meu animal em casa?

    Mantenha o seu animal quente durante o trajecto para casa. Em casa deverá mantê-lo num local sossegado e aquecido até que ele recupere totalmente.

    Os gatos devem ser mantidos dentro de casa (sempre com acesso a uma caixa de areia) e os cães não devem ser levados a passear nas 24 horas seguintes (devendo sair apenas para fazer as necessidades).

    Tente manter o seu animal o mais calmo possível, porque movimentos bruscos podem rasgar as suturas.

    Idealmente os gatos devem ser confinados a casa e os cães passeados à trela até que os pontos sejam retirados.

    O veterinário deverá prescrever anti-inflamatórios, antibióticos ou outras medicações para manter o seu animal confortável e prevenir infecções.

    O meu animal vai ficar doente após a anestesia?

    É bastante comum que o animal pareça cambaleante durante algumas horas após a anestesia geral.

    Pode inclusive dormir mais e mais profundamente e poderá ter dificuldade em manter-se de pé.

    Se o animal tiver fome, pode dar-lhe uma pequena quantidade de comida. Ocasionalmente poderá sentir-se enjoado e vomitar.

    Se isto acontecer deverá colocar água à sua disposiçãoe não o alimentar nas próximas 24 horas.

    Durante a anestesia, é colocado um tubo endotraqueall para o ajudar a respirar, o que pode causar irritação na traqueia e causar tosse durante uns dias.

    A que devo prestar atenção após a cirurgia?

    Se o seu animal continuar apático ou se mover de modo instável, após as 24 horas iniciais, deverá ligar ao veterinário para aconselhamento.

    Se os pontos se soltarem ou rasgarem, ou se houver alguma convulsãovómitosinchaçoscorrimento ou hemorragias da zona da sutura deve contactar o veterinário imediatamente.

    Como se pode evitar que o animal arranque os pontos?

    A maioria dos animais vai tentar lamber as feridas/ suturas, mas eventualmente habituar-se-ão aos pontos.

    As feridas cicatrizam depressa se forem mantidas limpas e secas, em contacto com o ar.

    Evite tapar as feridas e sempre que vir o seu animal a lamber as feridas, impeça-o.

    Se ele persistir em querer tirar os pontos, deverá colocar-lhe um colar isabelino em volta do pescoço e cabeça, para impedir que o faça.

    AUTOR DESTE ARTIGO

    Bruno Silva, Veterinário

    Médico Veterinário Bruno Silva
    Licenciado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 2003.

    Realizou estágio e incorporou o corpo clínico do Hospital Veterinário do Algarve entre 2003 e 2005.

    Participa em congressos e pós-graduações em diversas áreas da medicina veterinária, tendo especial interesse pela área de cirurgia ortopédica e gestão de clínicas veterinárias. Em 2005 fundou a Clínica Veterinária de Vilamoura, da qual é director clínico.

    Em 2011 e 2012, realizou o título de pós-gaduação
    “Especialista em Traumatologia e Cirurgia Ortopédica em Animais de Companhia” pela Faculdade de Veterinária da Universidade Complutense de Madrid

    http://www.clinicaveterinaria.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *