O que é a Parvovirose?
2 Agosto, 2018
Como se transmite a Parvovirose?
2 Agosto, 2018
    • Quais os sintomas da Parvovirose Canina?

      A doença normalmente apresenta-se como um episódio gastroentérico severo, altamente contagioso e quase sempre hemorrágico em cachorros (com mais de 3 semanas de idade).

      Os animais afetados apresentam inicialmente:

      • Apatia;
      • Perda de apetite;
      • Desidratação;
      • Febre;
      • Vómitos esporádicos ou profusos;
      • Diarréia severa muitas vezes com sangue.

      Em muitos casos, os animais afetados podem desidratar rapidamente e morrer 24 ou 48 horas após o aparecimento dos sintomas.

      Os sinais clínicos geralmente aparecem até 4 dias após a exposição inicial (infecção), no entanto, o período de incubação pode chegar aos 12 dias.

      Fase virémica da Parvovirose Canina

      No começo do curso da doença, ocorre uma profunda viremia antes do aparecimento da gastroenterite, e a temperatura do animal começa a subir. É durante a fase virémica que o sistema imunitário fica totalmente debilitado, ocorrendo uma profunda leucopenia.

      Fase clínica da Parvovirose Canina

      Após a fase virémica surge uma multiplicação bacteriana, à medida que os sinais clínicos se tornam mais evidentes. Durante a fase clínica da doença, grandes quantidades de vírus são eliminadas nas fezes. A fase de eliminação do vírus não é muito longa e dura de 10 a 14 dias. Animais com eliminação crónica não têm sido encontrados.

      Fase de recuperação da Parvovirose Canina

      Durante a fase de recuperação, os sinais clínicos regridem rapidamente dentro de 5 a 10 dias depois de seu aparecimento.
      A maioria das mortes provocadas pela parvovirose acontecem 48 a 72 horas após surgirem os primeiros sintomas. Se o seu cão tiver algum destes sintomas contacte imediatamente o Médico Veterinário.

      Saiba mais sobre o serviço para o Tratamento da Parvovirose

      AUTOR DESTE ARTIGO

      Bruno Silva, Veterinário

      Médico Veterinário Bruno Silva
      Licenciado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 2003.

      Realizou estágio e incorporou o corpo clínico do Hospital Veterinário do Algarve entre 2003 e 2005.

      Participa em congressos e pós-graduações em diversas áreas da medicina veterinária, tendo especial interesse pela área de cirurgia ortopédica e gestão de clínicas veterinárias. Em 2005 fundou a Clínica Veterinária de Vilamoura, da qual é director clínico.

      Em 2011 e 2012, realizou o título de pós-gaduação
      “Especialista em Traumatologia e Cirurgia Ortopédica em Animais de Companhia” pela Faculdade de Veterinária da Universidade Complutense de Madrid

      http://www.clinicaveterinaria.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *