A LAGARTA DO PINHEIRO: Sintomas nos cães
30 Abril, 2019
VERÃO: CUIDADOS A TER COM OS CÃES
28 Junho, 2019

Todos os que têm gatos conhecem o seu fascínio por caixas de cartão. Nunca lhe aconteceu ainda nem ter acabado de abrir uma caixa para retirar o seu conteúdo e ter logo o gato a cheirar a mesma para, de seguida, ir dormir no seu interior?

 

Pois bem, a Faculdade de Veterinária da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, realizou um estudo para determinar as causas. Deste estudo obteve-se a informação de que o stress dos gatos diminui quando se sentem protegidos. E estar dentro de uma caixa representa, para eles, uma enorme sensação de segurança.

 

O estudo foi realizado num abrigo para gatos, onde os níveis de stress costumam ser bastante elevados. Foram formados dois grupos: um de dez gatos que tinham caixas e outro de nove que não as tinham. Assim, foi possível observar que os gatos do primeiro grupo se adaptaram muito mais rapidamente ao seu novo ambiente.

Isto porque o ato de se esconder é uma estratégia de comportamento própria do gato. Neste sentido, os gatos que têm a possibilidade de a desenvolver livremente apresentam uma melhor resposta ao stress.

 

Naturalmente, as caixas de cartão, ou de qualquer outro material, não são os únicos elementos que permitem que o gato ponha em prática este seu comportamento natural, uma vez que o interior dos armários e os cestos satisfazem de forma perfeita esta necessidade de se sentirem resguardados.

 

Fonte: Royal Canin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *