Um menino de rua e um cão abandonado
28 Agosto, 2019
OS ANIMAIS E O FRIO
27 Dezembro, 2019

Acolher um animal de estimação.

Acolher um animal de estimação nunca é uma decisão fácil, pois a inclusão de um novo elemento no seio do agregado familiar altera sempre a dinâmica quotidiana da família, os hábitos e muitos outros indicadores que compõem a vida de uma pessoa.
Com efeito, é importante que esta seja uma decisão pensada e discutida por todas as pessoas que irão ter influência na vinda do animal ou que irão ser influenciadas pela chegada do mesmo.
Nesse sentido, saiba como planear a chegada de um novo animal de estimação e garanta-lhe um lar feliz.
DELIBERE ATÉ À EXAUSTÃO
Nada se faz sem planeamento e critério. Esta é a melhor altura para ter um animal de estimação? A sua casa permite-lhe a presença de um membro adicional e tão “especial”? As outras pessoas que vivem consigo irão adaptar-se bem a esta mudança? Estas são perguntas que deve fazer a si mesmo e perceber quais serão os efeitos de partilhar a vida com um animal de quatro patas. Se não reúne as condições para ter um animal, o melhor é mesmo adiar a adoção.
ESCOLHA PELA RAZÃO CERTA
Este é um erro bastante comum. Os animais de estimação são uma moda constante e a presença massificada nas redes sociais veio trazer um certo culto do fofo e engraçado que é bom e mau em simultâneo.
Por um lado, estes vídeos de animais podem despertar algum interesse genuíno e a predisposição para ter um animal.
Por outro, este interesse pode ser plástico e direcionado para uma certa raça.

O conselho aqui é nunca comprar um animal, porque existem imensos animais abandonados que necessitam de ajuda. Se quer mesmo ter um animal de estimação, não importa muito a raça ou popularidade que este tem.
PREPARE A FAMÍLIA
Esta é uma decisão que vai afetar todos aqueles que rodeiam o animal e que obrigatoriamente terão de interagir com o mesmo. Assim, é importante que exista unanimidade no seio familiar e que o animal seja recebido de braços abertos. Caso exista alguém alérgico, é aconselhável que suspenda os seus planos. Se um membro da família não gostar de animais, deve também repensar a chegada do animal em questão.
COMPRE OS EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS
Se vai ter um novo membro na família, precisa de dar-lhe todas as condições para uma vida digna e confortável. Isto irá custar-lhe dinheiro, mas irá também trazer-lhe o retorno da felicidade que está a provocar no novo membro. Não se esqueça que ao gastar mais no conforto do animal, vai depois poupar em veterinários ou nos estragos que este possa fazer por insatisfação.
TENHA PACIÊNCIA
Embora seja óbvio, muitas pessoas esquecem-se que os cães e os gatos não são pessoas e que por isso não se comportam como tal. Neste prisma, será natural que a casa fique um caos ou que tenha de renovar alguns dos seus sofás ou objetos pessoais. É óbvio que a paciência difere de animal para animal, mas terá sempre de ter alguma. Um peixe não faz estragos, mas precisa de cuidados que um gato não necessita.
ALTERE PLANOS
Esta é outra coisa chata para a qual terá de se preparar. Com a chegada de um animal pode deixar de ser possível fazer tudo aquilo que lhe apetece à hora que mais lhe aprouver. Os animais não podem entrar em certos locais e, por vezes, precisam de atenção mesmo no momento em que lhe apetece ler um livro e ter um tempo só para si.
Fonte: https://anossavida.pt/artigos/como-planear-chegada-novo-animal-estimacao

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *