Blog Bloggers Rui Lima
Blogger: Rui Lima
Rui Lima
Médico Veterinário licenciado pela Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro (UTAD) em 2002.

Fez estágio curricular no Hospital Veterinário do Porto

Desde 2005 que incorpora o corpo clínico da Clínica Veterinária de Vilamoura.

É responsável pelas àreas de cirurgia geral, Endocrinologia e Neurologia veterinária.

Frequentador assíduo de congressos e pós-graduações nacionais e internacionais.

O meu animal de estimação tem mau hálito, qual é a causa?

O mau hálito, que em termos médicos se designa por halitose é um problema bastante comum,  referido pelos donos com muita frequência. A causa mais comum para o mau hálito pode ser qualquer tipo de problema dentário. As bactérias, a saliva e pequenas partículas de alimento formam a placa bacteriana, que causa mau hálito.

A idade ideal para se esterilizar, não existe.

Há várias opiniões sobre esta questão e o melhor será sempre consultar o médico veterinário assistente, e basear a sua decisão em toda a informação fornecida.
Há vários tipos de tumores mamários em cadelas. Aproximadamente metade de todos os tumores mamários são benignos, sendo a outra metade tumores malignos. A identificação do tipo de tumor deve ser feita através de biópsia e análise histopatológica, independentemenete de o tumor ser malino ou benigno.
Veja mais sobre Tumores mamários em cães

A Alergia no Cão e no Gato

Apesar dos sintomas e dos tratamentos serem diferentes nos seres humanos, a alergia também é um transtorno frequente nos animais. Conhecer as características da alergia ajuda-nos a entender melhor o problema e, portanto, dar-lhe o melhor tratamento.
Veja mais sobre A Alergia no Cão e no Gato

Leishmaniose canina

A Leishmaniose canina (também chamada doença do mosquito ou doença da picada do mosquito), é uma doença dos cães provocada por um parasita (protozoário “leishmania”) que é transmitido pela picada de mosquitos (Flébotomo).
Clínica Veterinária de Vilamoura > Blog >> Bloggers >> Rui Lima