O que é a Parvovirose?

A Parvovirose é uma das viroses mais conhecidas e mais contagiosas entre os cães domésticos, sendo também chamada de Enterite Canina Parvoviral.
A doença causada por um parvovírus manifesta-se de duas formas, que são:
  • Forma Entérica / Intestinal;
  • Forma miocárdica / Cardíaca.

A forma entérica é mais frequentemente reconhecida, por mostrar sinais evidentes. A forma miocárdica é geralmente diagnosticada no post-mortem, pois a maioria dos animais morre subitamente sem mostrar sinais clínicos.

A Parvovirose Canina é altamente contagiosa e uma doença bastante grave, que é causada por um vírus que ataca o trato gastrointestinal dos cachorros, cães adultos e canídeos selvagens. Foi descoberta em 1978 e, desde aí, tem-se espalhado por todo o mundo.

Ataca mais cães jovens do que adultos, pelo facto destes últimos serem mais resistentes pela imunidade naturalmente adquirida.

Apresenta alta mortalidade, cerca de 80%, principalmente entre cães jovens e de raças puras ou animais fracos ou debilitados por parasitas intestinais ou carências nutritivas.

A doença é causada por um vírus classificado entre outros que atacam canídeos, ratos, porcos, gado e o homem.
Estudos em vários grupos de cães, e amostras enviadas para laboratórios de referência mostram que a diarreia causada pelo parvovirus é mais severa e prevalente do que outras diarreias víricas.

No cão, a doença da parvovirose instala-se principalmente no aparelho digestivo, provocando elevação da temperatura, podendo atingir 41ºC, mas em animais mais velhos pode ocorrer diminuição da temperatura.
Nessa fase o animal torna-se apático e sem apetite, logo após tem início o vómito, diarreia escura com sangue e odor fétido. Alguns animais apresentam também tosse, além de inchaço nos olhos ou inflamação da córnea (conjuntivite).

Saiba mais sobre Parvovirose Canina