Quanto tempo dura a gestação em cadelas e gatas?

Normalmente a gestação em Cadelas ou Gatas dura entre 57-65 dias com uma média de 63 dias. Quando é determinado o período de ovulação é mais exacto determinar o período de gestação.

Após o acasalamento, quais os passos a tomar?

Garanta que a sua cadela ou gata acasala apenas com um macho durante o cio. Lembre-se que o cio continua por mais alguns dias. Após um acasalamento planeado é aconselhado que a fêmea descanse por algumas horas.

Devo alterar a sua alimentação?

É importante que a fêmea esteja numa condição corporal óptima antes do acasalamento. Se tiver dúvidas, aconselhe-se connosco. Durante os primeiros 2 terços de gestação (aprox. 6 semanas), o apetite da fêmea não deve aumentar. Se alimentar a futura mãe com uma dieta rica e equilibrada, não serão necessários suplementos de qualquer género. Está provado que o uso desapropriado de suplementos vitamínicos e minerais pode ter efeitos adversos.

O que devo fazer após as 6 semanas?

Após as 6 semanas deve aumentar gradualmente a energia da dieta. Os fetos, ao aumentarem de tamanho, comprimem o estômago. Assim devem ser administradas refeições menos volumosas e mais frequentes. O volume total de dieta pode aumentar 1 a 1.5 vezes nas 3 últimas semanas. Se tiver dúvidas em relação á administração de alguns suplementos, não hesite em contactar-nos.
Como tenho a certeza que a minha cadela/gata está gestante?
O diagnóstico de gestação pode ser difícil numa fase inicial. Infelizmente, não existem testes laboratoriais fiáveis. Tradicionalmente, a palpação abdominal pelo veterinário por volta das 3 semanas era o método mais certo. Este método pode induzir em erro, dependendo mais do relaxamento das paredes abdominais do que da experiência do médico veterinário. A ecografia é actualmente o meio de diagnóstico mais fiável. Um diagnóstico positivo pode ser feito após as 4 semanas. Contudo a contagem do número de fetos pode ser difícil de precisar. A radiologia é bastante precisa na contagem dos fetos nas 2 últimas semanas de gestação.

Devo alterar as suas rotinas ao longo da gestação?

À medida que a gestação avança, a pressão abdominal e a necessidade em energia aumentam simultaneamente. Assim o número de refeições deve aumentar progressivamente. O exercício físico também é importante, contudo não deve ser exagerado. Esteja atento a corrimentos vaginais durante a gestação.

Em caso de dúvida, não hesite em contactar-nos.