parallax background
 

NEUROLOGIA VETERINÁRIA

Neurologia Veterinaria

Anatomia e desenvolvimento do sistema nervoso dos cães e gatos

No sistema nervoso dos cães e gatos, os impulsos eléctricos viajam através das fibras nervosas, transmitindo mensagens a células e orgãos. Os neurotransmissores químicos fazem a comunicação entre os diferentes tipos de células nervosas e outros tecidos com os quais comunicam, tornando o sistema nervoso numa rede bastante complexa.

Nos mamíferos, o sistema nervoso divide-se em várias partes. O sistema nervoso central é constituído pelo cérebro, ponte cerebral e espinal medula. O sistema nervoso periférico inclui os nervos que saem do cérebro para o pescoço e cabeça e também os outros nervos que saem e entram na espinal medula. Estes nervos transportam mensagens do Sistema Nervoso Central para outras partes do corpo, como os membros ou a cauda. Os impulsos nervosos viajam do cérebro para a espinal medula, saem através dos nervos periféricos para os tecidos, e fazem o caminho inverso de volta até ao cérebro.

Os nervos periféricos que partem do cérebro e da espinal medula, chamam-se nervos motores. Estes nervos controlam o movimento dos músculos, a postura e os reflexos.

Nervos sensoriais - Os nervos periféricos que retornam ao cérebro.

Estes nervos transmitem informação (ex: sensação de dor) desde as estruturas do corpo de volta para o sistema nervoso central. O sistema nervoso autónomo compreende um outro grupo de nervos.
Estes nervos, que também partem do sistema nervoso central, controlam os movimentos involuntários de orgãos como os intestinos, o coração, os vasos sanguíneos, a bexiga, etc.. Os cães e os gatos não têm qualquer controlo voluntário sobre o sistema nervoso autónomo, este funciona automaticamente.


Saiba mais:

O desenvolvimento do sistema nervoso

Os gatinhos e os cachorros quando nascem não têm o sistema nervoso totalmente desenvolvido. O cérebro, a espinal medula e os nervos associados, estão presentes no nascimento, mas não têm capacidade de transmitir adequadamente impulsos eléctricos de forma coordenada. À medida que o sistema nervoso se desenvolve nas primeiras semanas de vida, uma série de movimentos controlados tornam-se evidentes. Após as três semanas de idade, os cachorros e gatinhos já desenvolveram a capacidade de se levantar, e até de andar pequenas distâncias.

A visão surge por volta das 3 ou 4 semanas, mas só está totalmente desenvolvida após as dez semanas de vida.

A audição está já bastante desenvolvida após as quatro semanas de vida.

Todos os desenvolvimentos acima descritos, o andar, a visão e a audição são controlados pelo sistema nervoso. A idade exacta em que estas capacidades se desenvolvem é variável, sendo os tempos referidos, apenas indicativos.

Doenças do sistema nervoso

As doenças do sistema nervoso podem resultar de um desenvolvimento deficiente do tecido nervoso e orgãos associados, ou de danos devido a trauma ou infecções. Muitas das doenças poderão também ser de origem genética. A área da neurologia veterinária, dedica-se aos estudo, diagnóstico e tratamento de todos os problemas e doenças do sistema nervoso dos cães e gatos.

JÁ CONHECE OS NOSSOS SERVIÇOS?


Temos ao seu dispor todos os equipamentos necessários para o tratamento e bem estar do seu animal de estimação.

Clique Aqui>
parallax background


Language »