Serviços de Dermatologia Veterinária

Dermatologia Veterinária

Dermatologia é o ramo da medicina que visa a prevenção e cura das doenças de pele.

As dermatoses são as patologias mais frequentes entre os animais que são consultados na Clínica Veterinária de Vilamoura.
A Pele é o maior órgão do organismo, funcionando como barreira entre o animal e o meio ambiente. A Pele, por ser o órgão mais visível, permite que as suas patologias sejam detectadas precocemente por parte do dono do animal. É também um órgão sensível que sofre muitas doenças primárias ou secundárias, reflectindo o estado geral da saúde do seu animal de estimação.

Contribua para uma pele saudável do seu animal e previna o aparecimento de doenças de Pele.

Regras base para ter uma pele saudável e hidratada:

• Alimentação saudável e equilibrada do seu animal (alimento seco/húmido especialmente formulado para animais);
  • Banhos de rotina com shampos hipoalergénicos ou de frequência específicos para o seu animal; ver serviço de banhos e tosquias
  • Escovagem frequente do pêlo.
  • Na Clínica Veterinária de Vilamoura temos ao seu dispor um serviço veterinário qualificado na resolução das principais patologias cutâneas em animais de companhia, bem como o apoio de meios de diagnóstico laboratoriais que nos permitem elaborar um tratamento com sucesso.
  • De entre as patologias de pele mais frequentes, destacam-se:--bullets--
  • Dermatite alérgica á picada da pulga;
  • Seborreia seca e oleosa;
  • Dermatofitose (fungos);
  • Alergias alimentares e ambientais (atopia);
  • Sarna demodécica e sarcóptica;
  • Doenças endócrinas (tiróide, diabetes, adrenais);
  • Doenças auto-imunes (lupus, pênfigos);
  • Doenças tumorais da pele (sarcomas, mastocitomas). Veja o serviço de oncologia

Os animais de companhia, à semelhança das pessoas, podem desenvolver diversas alterações dermatológicas causadas por:

• Defeitos congénitos;
  • Influências genéticas;
  • Agentes infecciosos;
  • Desordens nutricionais;
  • Traumas;
  • Alergias;
  • Ectoparasitas (carraças, pulgas, mosquito phlebotomo, mosquito anopheles);corrigir mosquitos
  • Neoplasias.

Em alguns casos, estes processos podem tratar-se de zoonoses, isto é, doenças passíveis de serem transmitidas aos humanos (principalmente crianças, idosos ou pessoas imunodeprimidas). O contrário, a transmissão de humanos para animais, também pode acontecer apesar de ser menos frequente.

Clínica Veterinária de Vilamoura > Serviços Veterinários >> Dermatologia