Serviços Veterinários Vacinação em Coelhos

Vacinação de Coelhos

O seu Coelho é um animal sensível. Existem duas doenças virais que se evidenciam como as mais problemáticas para os coelhos. Ambas são extremamente contagiosas, sendo a vacinação a única forma de protegê-los.

• Mixomatose - Vírus transmitido por mosquitos, moscas, mordeduras ou contacto directo com um animal doente. Os primeiros sintomas de doença são uma conjuntivite severa acompanhada por um corrimento cor de leite, uma anorexia profunda e uma febre elevada. Alguns animais morrem passado 48 horas, outros entram num processo de degradação do estado geral e morrem passado 1-2 semanas. Poucos sobrevivem.
  • Doença Viral Hemorrágica - Mais contagiosa do que a Mixomatose com uma taxa de mortalidade de 90 %. Na maioria dos casos os animal são encontrados mortos sem nenhum sintoma anterior.

Protocolo de Vacinação

O protocolo vacinal contra a mixomatose deve ser iniciado às 4 semanas de idade e a revacinação deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A primovacinação para a doença hemorrágica viral deve ser iniciada às 8 semanas de idade, revacinando-se anualmente.
Clínica Veterinária de Vilamoura > Serviços Veterinários >> Vacinação em Coelhos