Adopção de um animal de estimação – Cuidados a ter
1 Agosto, 2018
Gatos Idosos – geriátricos – Perguntas e Respostas
1 Agosto, 2018
É essencial estabelecer um programa de desparasitação adequado para que o seu animal esteja prevenido contra todas as infestações assim como o resto da família.
As parasitoses que atingem os nossos fiéis animais de estimação podem representar um potencial risco para a saúde pública, em especial para as crianças que se encontram mais vulneráveis, pelo seu íntimo contacto com eles e o seu ambiente, podendo causar severos transtornos para a saúde.

As infestações por parasitas são muito comuns em cães e gatos,

Os cães e os gatos podem ser infestados por uma ampla variedade de parasitas intestinais, tanto no meio rural como no meio urbano, capazes de produzir no hospedeiro problemas de saúde em grau variável.
Estes parasitas interferem com a absorção de nutrientes essenciais e podem originar uma variedade de sintomas tais como perda de apetite, perda de peso, comichão anal, pêlo baço e quebradiço, vómitos, diarreias, obstipação.
Os parasitas são também responsáveis pela depressão do sistema imunitário dos animais, tornando-os mais susceptíveis a infecções virais e/ou bacterianas.

Essencialmente, existem dois tipos de parasitas: vermes redondos (Nemátodes) e vermes planos (Céstodes). Em Portugal os vermes redondos mais frequentes são os ascarídeos e os ancilostomas.
No grupo dos vermes planos, mais conhecidos por ténias, o mais comum de todos é o Dipylidium caninum.
Os cães são ainda infestados por outras espécies de ténias como o Echinococcus granulosus, que pode provocar lesões graves no Homem.

Assim, é muito importante para uma adequada prevenção e controlo dos parasitas intestinais fazer um tratamento que, de uma só vez, seja efectivo para vermes redondos e para vermes planos.
Só terá que desparasitar o seu animal de estimação uma vez de três em três meses (programa recomendado pelos principais laboratórios).

Para mais informações, consulte-nos.

AUTOR DESTE ARTIGO

Bruno Silva, Veterinário

Médico Veterinário Bruno Silva
Licenciado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 2003.

Realizou estágio e incorporou o corpo clínico do Hospital Veterinário do Algarve entre 2003 e 2005.

Participa em congressos e pós-graduações em diversas áreas da medicina veterinária, tendo especial interesse pela área de cirurgia ortopédica e gestão de clínicas veterinárias. Em 2005 fundou a Clínica Veterinária de Vilamoura, da qual é director clínico.

Em 2011 e 2012, realizou o título de pós-gaduação
“Especialista em Traumatologia e Cirurgia Ortopédica em Animais de Companhia” pela Faculdade de Veterinária da Universidade Complutense de Madrid

http://www.clinicaveterinaria.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *