Os parasitas externos são oportunistas, vivendo amplamente distribuídos na pele dos nossos animais de companhia. Felizmente, com os excelentes programas de prevenção veterinários existentes actualmente, é possível um controlo eficaz das pulgas e carraças.
Pulgas
As pulgas fazem a vida negra aos cães e gatos, causando prurido intenso.
Quanto mais se coçam, mais intenso é o prurido. Estes insectos irritantes causam prurido de duas maneiras: primeiro picam uma zona da pele e começam a sugar sangue até ficarem cheias, ou, picam em sítios diferentes até atingir o mesmo objectivo. Normalmente escolhem zonas de pele mais fina e sensível como as orelhas, a base da cauda e barriga.
As picadas por si só, causam irritação suficiente, mas muitos animais desenvolvem alergia à saliva das pulgas, mesmo com a picada de uma única pulga. Por vezes a alergia é tão intensa que os animais coçam-se e auto-mutilam-se até perder grandes quantidades de pêlo, sangram, e formam enormes feridas infectadas.
Se vir o seu animal a coçar muito ou a morder uma zona, está na altura de pesquisar se há pulgas. Muitas vezes não se vêm as pulgas, mas são perfeitamente visíveis as fezes das pulgas como pequenas bolinhas escuras nos pêlos, correspondentes ao sangue digerido. Com os mais variados produtos disponíveis actualmente, não há razão para o seu animal sofrer mais.
As pulgas existem principalmente nos gatos, portanto se tiver animais em contacto com gatos, deve incluí-lo no programa de prevenção.
Carraças
As carraças são uma peste não só porque mordem e causam irritação cutânea local, mas porque são portadoras de outros agentes infecciosos transmissíveis aos cães e humanos, causadores da febre da carraça. As carraças vivem na relva e ervas rasteiras, possuindo uma substância pegajosa que lhes permite subir para o seu animal. Depois fixam-se numa zona favorável e iniciam a sua refeição durante horas ou dias. É nesta fase que é transmitida a febre da carraça.
Se o seu cão aprecia passeios no exterior, aplique um produto que impeça as carraças de o morderem. Aconselhe-se com o seu Médico Veterinário sobre o melhor produto, uma vez que estão sempre a surgir novos no mercado. Mesmo assim continue a verificar o seu cão sempre que acaba um passeio e entra em casa, principalmente na face, orelhas e patas. Contudo, elas podem estar em qualquer lado.