-
-
A boca pode ser alvo de várias doenças nos animais domésticos com consequências diversas para a saúde do animal:
Sintomas de doença da cavidade oral em animais domésticos:- Halitose;
- Dor/dificuldade na mastigação;
- Dificuldade na deglutição;
- Falta de apetite;
- Úlceras na mucosa bucal;
- Alterações de comportamento;
- Perda de peso;
- Perda de sangue pela boca;
- Massas/assimetrias do focinho;
- Corrimento nasal;
- Periodontite.
A pedriodontite é a doença mais comum em animais domésticos afectando 85 % dos cães com mais de 3 anos e 80 % dos gatos com mais de 5 anos.
A periodontite desenvolve-se a partir da formação de placa dentária.A placa dentária é constituída por restos de comida, bactérias e saliva que se acumulam na margem da gengiva.
As bactérias multiplicam-se na placa dentária criando subprodutos que por sua vez provocam uma resposta inflamatória – periodontite.
Com o tempo ocorre a deposição de sais de cálcio na placa dando origem à formação do tártaro de consistência dura e que só pode ser removido com ajuda veterinária.
À medida que as bactérias e a periodontite progridem as estruturas que envolvem o dente começam a ser destruídas e o dente perde estabilidade e adquire mobilidade culminando com a sua perda.
Além disso algumas bactérias conseguem invadir a corrente sanguínea e atingir outros órgãos como o coração e os rins podendo provocar problemas mais sérios.
Para interromper este processo é necessário remover o tártaro através de ultra-sons, extrair dentes inviáveis e que sejam alvos de deposição de tártaro e iniciar um programa de profilaxia com o uso de pasta dentífrica regularmente ou ossos específicos de limpeza dentária.
Os cuidados médicos dentários podem aumentar a qualidade de vida do seu animal e mesmo prolongá-la.
AUTOR DESTE ARTIGO
Bruno Silva, VeterinárioMédico Veterinário Bruno Silva
Licenciado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 2003.Realizou estágio e incorporou o corpo clínico do Hospital Veterinário do Algarve entre 2003 e 2005.
Participa em congressos e pós-graduações em diversas áreas da medicina veterinária, tendo especial interesse pela área de cirurgia ortopédica e gestão de clínicas veterinárias. Em 2005 fundou a Clínica Veterinária de Vilamoura, da qual é director clínico.
Em 2011 e 2012, realizou o título de pós-gaduação
“Especialista em Traumatologia e Cirurgia Ortopédica em Animais de Companhia” pela Faculdade de Veterinária da Universidade Complutense de Madrid
-