-
-
O que é a Parvovirose?
A Parvovirose é uma das viroses mais conhecidas e mais contagiosas entre os cães domésticos, sendo também chamada de Enterite Canina Parvoviral.
A doença causada por um parvovírus manifesta-se de duas formas, que são:- Forma Entérica / Intestinal;
- Forma miocárdica / Cardíaca.
A forma entérica é mais frequentemente reconhecida, por mostrar sinais evidentes. A forma miocárdica é geralmente diagnosticada no post-mortem, pois a maioria dos animais morre subitamente sem mostrar sinais clínicos.
A Parvovirose Canina é altamente contagiosa e uma doença bastante grave, que é causada por um vírus que ataca o trato gastrointestinal dos cachorros, cães adultos e canídeos selvagens. Foi descoberta em 1978 e, desde aí, tem-se espalhado por todo o mundo.
Ataca mais cães jovens do que adultos, pelo facto destes últimos serem mais resistentes pela imunidade naturalmente adquirida.
Apresenta alta mortalidade, cerca de 80%, principalmente entre cães jovens e de raças puras ou animais fracos ou debilitados por parasitas intestinais ou carências nutritivas.
A doença é causada por um vírus classificado entre outros que atacam canídeos, ratos, porcos, gado e o homem.
Estudos em vários grupos de cães, e amostras enviadas para laboratórios de referência mostram que a diarreia causada pelo parvovirus é mais severa e prevalente do que outras diarreias víricas.No cão, a doença da parvovirose instala-se principalmente no aparelho digestivo, provocando elevação da temperatura, podendo atingir 41ºC, mas em animais mais velhos pode ocorrer diminuição da temperatura.
Nessa fase o animal torna-se apático e sem apetite, logo após tem início o vómito, diarreia escura com sangue e odor fétido. Alguns animais apresentam também tosse, além de inchaço nos olhos ou inflamação da córnea (conjuntivite).Saiba mais sobre Parvovirose Canina
AUTOR DESTE ARTIGO
Bruno Silva, VeterinárioMédico Veterinário Bruno Silva
Licenciado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 2003.Realizou estágio e incorporou o corpo clínico do Hospital Veterinário do Algarve entre 2003 e 2005.
Participa em congressos e pós-graduações em diversas áreas da medicina veterinária, tendo especial interesse pela área de cirurgia ortopédica e gestão de clínicas veterinárias. Em 2005 fundou a Clínica Veterinária de Vilamoura, da qual é director clínico.
Em 2011 e 2012, realizou o título de pós-gaduação
“Especialista em Traumatologia e Cirurgia Ortopédica em Animais de Companhia” pela Faculdade de Veterinária da Universidade Complutense de Madrid
-