Os cães não arrefecem da mesma forma que o ser humano, uma vez que não transpiram tanto como ele, o que influencia bastante a sua temperatura corporal. Em dias de maior calor, se não houver cuidados, os riscos de desidratação são elevados.
Nas horas de maior calor, é totalmente desaconselhável que passeie o seu cão. Deve realizar o seu passeio ao início do dia ou mais perto da noite, alturas estas em que a temperatura está mais baixa.
As patas dos cães são sensíveis e tocam diretamente no solo que está exposto ao calor todo o dia. Optar por passeá-los nas horas mais amenas será favorável ao seus animais e também a si.
Especialmente no Verão, deve ter em atenção o comprimento do pêlo dos animais. Se o seu cão tiver um pêlo demasiado comprido este poderá impedir o seu próprio arrefecimento corporal. Opte por escová-lo várias vezes ao dia, ou mesmo tosquiá-lo.
Procure sempre que seja um profissional a realizar a tosquia a seu cão. Há determinadas espécies que o pêlo não deve ser tosquiado mas sim aparado, uma vez que o mesmo é importante para evitar queimaduras solares.
Os banhos são uma das formas mais práticas e simples de refrescar um animal, sendo uma ótima solução para os dias de calor.
Se preferir, pode optar por passear o seu cão em praias com entrada permitida a animais ou em zonas com riachos, de preferência, que estejam à sombra, contudo, vigie sempre o seu animal por forma a garantir que o mesmo não se afoga.
NÃO DEIXE O SEU CÃO EM ESPAÇOS FECHADOS
Não deve deixar o seu cão sozinho em espaços fechados com excesso de calor, como são exemplo carros ou varandas fechadas. Mesmo que seja um local à sombra, com as temperaturas exteriores elevadas o espaço pode chegar a temperaturas excessivas em meia dúzia de minutos.
Garanta que o local onde deixa o seu animal tenha circulação de ar fresco e, se possível, deixe um tapete refrescante ao seu cão.
Em qualquer época do ano, em especial no verão, a importância da água não deve ser negligenciada. O consumo de água é muito importante para a regulação da temperatura corporal de um patudo, permitindo que o organismo execute todas as suas funções e processos adequadamente. Ajuda ainda ao movimento do corpo e às articulações. Tendo isto em consideração é importante:
SE O CÃO NÃO BEBER ÁGUA, O QUE DEVO FAZER?
Este é um problema raro mas pode acontecer, especialmente em cães. Neste caso aconselhamos:
Caso o problema persista, leve-o ao veterinário o mais rapidamente possível.
SINAIS DE DESIDRATAÇÃO EM CÃES
Os cães são animais que costumam beber bastante água diariamente, especialmente se viverem uma vida ativa, contudo, deve estar atento a sinais de desidratação. Os cães com doenças renais ou problemas de saúde tendem a desidratar mais rapidamente.
Tal como o ser humano, os animais necessitam de uma dieta equilibrada para manter um nível de vida saudável. Grande parte dessa alimentação passa pelo consumo de água, um elemento muito importante na saúde animal.
Fonte: GoldPet