ORTOPEDIA
Ortopedia Veterinária • Prevenção, Cirurgia e Fisioterapia
Na Clinica Veterinária de Vilamoura temos ao seu dispor um serviço especializado em Ortopedia Veterinária.
É uma das nossas áreas principais de diferenciação. Estamos em constante investigação e formação nesta área, disponibilizando as técnicas cirúrgicas mais avançadas, de modo a valorizar o bem estar do seu animal de estimação.
A sua colaboração é fundamental para eleger o tratamento mais eficaz. Sabemos que por vezes a tecnologia mais avançada não se adequa á raça ou ao modo de vida do seu animal, assumindo que cada caso é um caso diferente. Assim, o nosso objectivo passa por além de aplicar as tecnologias e materiais mais recentes, adequar os nossos conhecimentos ás suas necessidades e ás necessidades do seu animal. O que queremos é o seu bem-estar e a melhor qualidade de vida para o nosso paciente.
Saiba mais:
Somos referência em Ortopedia Veterinária no Algarve. Colaboramos com muitos colegas veterinários no diagnóstico e tratamento de patologias ortopédicas.
A mobilidade dos nossos animais depende do sistema músculo-esqueletico. A sua qualidade de vida passa por uma boa mobilidade articular e ausência de dor. esteja atento/a relutância ao exercício, levantar ou deitar com dificuldade, excesso de peso, gemidos em repouso ou em movimento.
O nosso serviço de Ortopedia consiste em:
- Prevenção das doenças osteo-articulares;- Cirurgia Ortopédica;
- Fisioterapia na prevenção e recuperação de patologias ortopédicas.
A doença articular degenerativa afecta desde animais muito jovens até animais idosos. Relativamente aos jovens, os cães são mais afectados do que os gatos, sendo possível detectar alterações de marcha a partir dos 5-6 meses de idade. Geralmente o problema é articular e as articulações mais afectadas são o ombro, cotovelo, anca e joelho. O aparecimento de problemas articulares vai depender de características genéticas herdadas, modo de vida (excesso de exercício ou peso) e qualidade do alimento.
Na escolha de um cachorro de raça predisposta deve ter em atenção:
- Progenitores - tenha acesso ao pedigree dos progenitores e verifique que não há consanguinidade. De preferencia deverá verificar se os pais têm despiste de displasia da anca e cotovelo. Infelizmente, mesmo cumprindo todos os requesitos, apesar da ocorrência ser diminuida o seu cachorro pode desenvolver alguma doença articular hereditária, uma vez que são síndromes de origem multifactorial e de grande complexidade;- Modo de vida - A qualidade do alimento e o grau de exercício também condicionam e influenciam o aparecimento destas patologias. É de extrema importância alimentar o seu animal com uma dieta o mais completa possível e equilibrada para a raça, idade e actividade, uma vez que carências ou excessos de composição levam a alterações no desenvolvimento ósseo e articular. Actualmente existem alimentos de elevada qualidade formulados para todos os tipos de animais. Também a intensidade do exercício é muito importante no desenvolvimento correcto do sistema esquelético, em que o exercício durante o período de crescimento ósseo mais intenso deve ser moderado.
No diagrama abaixo, enumeramos as raças mais predispostas e as patologias mais frequentemente associadas.
- Displasia da Anca - Labrador Retriever, Golden Retriever, Pastor Alemão;- Displasia do Cotovelo - Labrador Retriever, Golden Retriever, Pastor Alemão, Basset Hound, Rotweiller, Bernese Mountain Dog;
Displasia do Ombro - raças grandes/gigantes incluindo as anteriores.
A displasia da anca pode também ocorrer em gatos, especialmente na raça Persa e Maine Coon.
Estas patologias devem ser diagnosticadas o mais precocemente possível - após os 5-6 meses já se podem detectar alterações na marcha. O seu tratamento pode ser conservativo ou cirúrgico dependendo da idade no diagnóstico, gravidade da lesão, perspectivas dos donos e bem-estar do animal. Se não forem diagnosticadas atempadamente, tendem a agravar-se levando a doença articular degenerativa com desgaste das cartilagens e dor. A osteo-artrite é um processo irreversível com poucas opções terapêuticas.
A osteo-artrite em adultos ou idosos é resultado de patologias hereditárias não diagnosticadas, mau maneio, deformidades de crescimento, lesões ligamentosas ou lesões articulares traumáticas envolvendo desgaste ou destruição da superfície articular. O sucesso terapêutico é inferior, tendo estes casos um prognóstico mais reservado. Estes casos são avaliados em colaboração com os proprietários dos animais de modo a eleger o tratamento mais benéfico com vista na longevidade e qualidade de vida os nossos pacientes. São exemplos de causas de osteo-artrite em adultos/idosos:
- Ruptura de ligamentos (joelho, cotovelo, ombro, tarso, carpo, anca);- Luxação da rótula (joelho);
- Excesso de peso;
- Artrite infecciosa (febre da carraça, Leishmaniose, bacteriana, trauma articular);
- Fracturas articulares.
Na Clínica Veterinária de Vilamoura dispomos de métodos que retardam o avanço destas patologias.
A cirurgia ortopédica veterinária é uma disciplina altamente exigente da medicina veterinária, é o expoente máximo da ortopedia veterinária e é onde apostamos muito na formação e competência dos nossos serviços. O bom funcionamento do sistema esquelético é fundamental para uma boa qualidade de vida.
A cirurgia ortopédica como qualquer cirurgia realizada, é feita com o animal sob anestesia geral. Uma vez que geralmente são cirurgias longas, estamos equipados de modo a garantir um controlo cárdio-respiratório, constante manutenção anestésica gasosa e analgesia controlada. Só assim garantimos que os nossos pacientes tenham uma cirurgia com riscos diminuídos e um acordar sem dor, o que ajuda a uma recuperação anestésica mais rápida e eficaz.
A cirurgia ortopédica está reservada para:
- Trauma ósseo (fracturas, tumores); - Deformidades angulares de membros (malformações ósseas); - Lesões articulares (luxações, fracturas, rupturas de ligamentos, rupturas de tendões, malformação hereditária).Actualmente os implantes ortopédicos estão em constante evolução em termos de resistência, durabilidade e preservação biológica da nutrição óssea. Existem implantes adaptados para todos os animais de acordo com o peso, modo de vida, idade, tipo de osso, tipo de patologia. O nosso protocolo inclui uma consulta onde tiramos uma história completa da patologia. Fazemos depois um exame físico rigoroso com o animal acordado e se necessário também sob sedação. Regra geral é também feita uma avaliação radiográfica.
A solução por nós apresentada tem de contemplar todas estas variantes e tem de estar ajustada também ás necessidades e expectativas dos proprietários.
Após a cirurgia, o animal fica em recobro até recuperar totalmente o plano anestésico. Juntamente com o proprietário do animal, são estabelecidas regras para um correcta e eficiente recuperação da zona intervencionada.
No nosso blog poderá consultar vários artigos com patologias ortopédicas específicas.
A Fisioterapia Veterinária é de extrema importância quer no tratamento conservativo de patologias articulares, quer na recuperação de uma cirurgia ortopédica.
Mais informação sobre Fisioterapia Veterinária
PEÇA MAIS
INFORMAÇÕES AQUI!
PRÉ MARCAÇÃO
DE CONSULTAS
Todas as consultas são sujeitas a confirmação.