-
-
As doenças infecto contagiosas são aquelas que podem ser transmitidas directamente ou indirectamente de animal para animal ou mesmo de animais para as pessoas (as chamadas ZOONOSES). Pacientes com doenças como:
- parvovirose,
- esgana ou
- leptospirose
podem ser recuperados.
Contudo, essa recuperação passa pelo tratamento adequado sob internamento.
Possuímos portanto uma sala de internamento que se destina à hospitalização de animais com patologias infecto-contagiosas de modo a melhor conter as doenças e proteger os outros animais presentes na clínica.
Dedicamo-nos ao estudo das doenças infecto-contagiosas de modo a podermos actuar melhor e conseguir prevenir complicações de maior.
Muitas das doenças infecto-contagiosas podem ser prevenidas eficazmente através da vacinação ou através de tratamentos periódicos preventivos (como é o caso da dirofilariose).
Outras, como a leismaniose, padecem de prevenção eficaz pelo que apostamos forte em rastreios frequentes para detectarmos as doenças atempadamente.
AUTOR DESTE ARTIGO
Bruno Silva, VeterinárioMédico Veterinário Bruno Silva
Licenciado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 2003.Realizou estágio e incorporou o corpo clínico do Hospital Veterinário do Algarve entre 2003 e 2005.
Participa em congressos e pós-graduações em diversas áreas da medicina veterinária, tendo especial interesse pela área de cirurgia ortopédica e gestão de clínicas veterinárias. Em 2005 fundou a Clínica Veterinária de Vilamoura, da qual é director clínico.
Em 2011 e 2012, realizou o título de pós-gaduação
“Especialista em Traumatologia e Cirurgia Ortopédica em Animais de Companhia” pela Faculdade de Veterinária da Universidade Complutense de Madrid
-